Alistamento Militar 2024

Todo o cidadão maior de 18 anos deve passar pelo processo do Alistamento Militar 2024. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais detalhes sobre esse processo, e o seu funcionamento. Confira mais sobre o Alistamento Militar 2024.

Alistamento Militar 2021

Alistamento Militar 2024


O que é

O alistamento militar é um processo obrigatório para todos os jovens do sexo masculino com nacionalidade brasileira após completar 18 anos de idade. Funciona como uma espécie de seleção, em que o jovem poderá ser convocado para servir as forças armadas, ou ser dispensado, passando a integrar o corpo de reservistas do serviço militar.

Como dito, o alistamento militar 2024 é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos em 2024. Se não realizar o alistamento, terá de pagar multa, e ficará impedido de realizar vários procedimentos legais como tirar passaporte, votar ou abrir conta em banco.

Por isso é bem importante estar de olho nos prazos, e nas inscrições.


Como fazer o Alistamento Militar 2024:

É possível realizar o Alistamento Militar 2024 de duas diferentes formas, ou pela internet, ou de forma presencial pela Junta de serviço militar de seu município.

  • Pela inscrição presencial, basta comparecer a junta de serviço militar da sua cidade dentro do prazo de inscrição, com os seguintes documetos:
    • Cópia da certidão de nascimento ou de naturalização;
    • Comprovante de residência;
    • Documento de identidade com foto (RG ou carteira de trabalho, por exemplo)
  • Pela inscrição online você pode realizar o alistamento sem sair de casa, por esse link. Entretanto, nem todas as cidades possuem o serviço de alistamento online, por isso é importante ficar ligado.
Inscrição Alistamento Militar

Inscrição Alistamento Militar

Atenção: O alistamento online refere-se apenas ao processo de inscrição. Os procedimentos posteriores (como juramento à bandeira, por exemplo) ainda serão obrigatoriamente presenciais

VEJA TAMBÉM:


Alistamento Militar Online

Como mencionado, a inscrição Alistamento Militar 2024 também pode ser feita de forma online. O que facilita bastante a vida do jovem, principalmente aqueles que se encontram fora do país no período de alistamento.

Para fazer a inscrição é bem simples, basta seguir as indicações a seguir:

  • Entrar no site do alistamento: www.alistamento.eb.mil.br;
  • Quando a página carregar vá até a opção “quero me alistar”;
  • Selecione e preencha todas as informações solicitadas;
  • Essas informações tem relação com data de nascimento, número do CPF, e afins.


Documentos Necessários

E para que todo esse processo de inscrição possa ser feito de forma correta, é necessário que o jovem reúna alguns documentos importantes quando for ao quartel de forma presencial.

Entre esses documentos podemos destacar:

  • 2 fotos 3 x 4 recentes;
  • Carteira de identidade original, certidão de nascimento ou de casamento;
  • Certidão de naturalização ou termo de opção;
  • Registro de emancipação (quando o jovem se trata de um índio);
  • Comprovante de residência.

Calendário do Alistamento Militar 2024

Anualmente, a junta militar divulga um calendário, para que assim, o cidadão possa saber a data limite para a realização do Alistamento Militar. O esperado é que para 2024, as inscrições acontecem no máximo até o dia 30 de junho.

Sendo assim, até essa data, o cidadão deverá ter feito sua inscrição, de forma online ou presencial, como preferir.

Mas ainda sim o jovem deve ficar de olho no site do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (Sermil). Através deste site, as informações referentes ao calendário são disponibilizadas.


Alistamento Militar Feminino 2024

Diferente dos homens, as mulheres não são obrigadas a realizar o Alistamento Militar 2024. Porém, se a mulher tiver o desejo de servir ao exército isso poderá ser feito por concursos públicos ou de forma voluntária.

No entanto, há algumas exigências obrigatórias diferentes das pedidas aos homens.

Se você deseja ter mais informações sobre o Alistamento Feminino, continue acompanhando o nosso site.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply