Cartão Cidadão 2024

O cartão cidadão é um objeto único e exclusivo dos trabalhadores que possuem carteira assinada. É fornecido pela Caixa Econômica Federal e funciona da mesma forma que qualquer outro cartão, com a diferença que ele permite sacar e consultar apenas benefícios do governo. O cartão cidadão possui vínculo com todos os benefícios fornecidos pelo governo, incluindo abono salarial, bolsa família, FGTS, PIS/PASEP, seguro desempregos e outros. O cartão pode ser utilizado em todos os serviços de pagamento autorizados pela Caixa, espalhados por todo o Brasil.

Cartão CIdadão 2021

Cartão Cidadão 2024


Como Fazer o Cartão Cidadão

Apesar de ser um processo bastante simplificado, muitos trabalhadores não sabem como fazer o cartão cidadão. No entanto, basta uma ligação gratuita ou a ida em uma agência Caixa mais próxima e tudo está resolvido. O trabalhador que deseja solicitar o cartão cidadão pelo telefone, deve:

  • Ligar para o número 0800 726 0207;
  • E fazer a solicitação.

Da mesma forma ocorre quando o mesmo opta por fazer a solicitação do cartão cidadão em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Para solicitar o cartão o trabalhador deve ter em mãos:

  • Seu número NIS e;
  • Um documento de identificação com foto.

A emissão do cartão é gratuita e o mesmo chega no endereço informado pelo telefone ou na agência a qual foi feita a solicitação em cerca de quinze dias.


Consulta Saldo Cartão Cidadão

O trabalhador que deseja consultar o saldo de algum benefício do governo não precisa ter em mãos o cartão cidadão, caso a consulta seja feita através da internet. Basta:

  • Acessar o site da Caixa e clicar na opção “Consultas Caixa”.
  • No momento em que o fizer, o trabalhador será redirecionado para uma nova página, onde deverá preencher os campos em branco com o número PIS/PASEP e a senha cadastrada.
  • Depois de seguir estes passos, o trabalhador terá acesso ao seu saldo.

Outra maneira de consultar o saldo cartão cidadão é diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para isso, basta o trabalhador ter em mãos o cartão e a senha que cadastrou. A consulta do saldo pode ser feita em um caixa eletrônico ou com um atendente.

CONFIRA TAMBÉM:


Como Recuperar a Senha

Para consultar o saldo dos benefícios ou até mesmo sacar algum valor, o trabalhador precisa cadastrar a senha do cartão cidadão. A senha é cadastrada no momento da solicitação ou no momento da entrega do cartão.

Em caso de esquecimento ou perda da senha, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa portando um documento de identificação com foto e o termo de responsabilidade, a fim de cadastrar uma nova senha. O trabalhador ainda poderá fazer este processo por ligação, através do número 0800 726 0207. Mas é mais recomendado que o mesmo se dirija a uma agência ou a uma lotérica federal.


Como Tirar a Segunda Via do Cartão

Em caso de perda ou roubo do cartão, o trabalhador pode solicitar uma segunda via sem maiores burocracias. Para fazer o pedido da segunda via do cartão o trabalhador precisa apenas:

  • Ligar para o número 0800 726 0207;
  • Informar o número PIS/PASEP para confirmar seus dados.
  • Após isso, deverá aguardar os quinze dias úteis da chegada do cartão e se dirigir a uma agência da Caixa para cadastrar uma nova senha.

Vale lembrar que a ligação e a solicitação da segunda via do cartão cidadão são gratuitos.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply