Certidão FGTS 2024: Para que serve, Como consultar e tirar

A certidão FGTS 2021 é um assunto muito importante e que ganha destaque para todo empresário atento a este tema que precisa conferir todas as novidades para que assim possa manter a sua empresa em situação regular e evitar possíveis transtornos futuros. Então se você está à procura de informações a respeito da Certidão FGTS 2024 saiba que chegou ao artigo certo, pois a partir do próximo parágrafo irei te apresentar o que é e como ela funciona.

Certidão FGTS 2021

Certidão FGTS 2024

O que É e Para que Serve a Certidão do FGTS

Todo empresário que possui funcionários e estabelece com eles uma relação normatizada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) obrigatoriamente deve efetuar o depósito do FGTS (Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço) na conta dos seus funcionários.

A Certidão FGTS 2024 é um importante documento que os empreendedores devem contar para provar a regularidade dos seus negócios quanto as obrigações tributárias cobradas. Em outras palavras, através desse importante documento é que se consegue provar que a empresa não possui nenhuma pendência junto à Previdência Social.

A Certidão FGTS serve como um comprovante de que a empresa não possui nenhuma pendência ou até mesmo processos, ou seja, se a sua empresa se encontra em uma situação irregular com dívidas ou mesmo trâmites legais você não vai conseguir emitir o documento.

Certidão do FGTS

Certidão do FGTS

Mas graças aos meios tecnológicos disponibilizados e desenvolvidos pelo governo você pode regularizar a situação realizando o pagamento da maioria dos impostos que são exigidos pela Receita Federal e assim você vai deixar o nome da sua empresa limpa.

Além do mais é importante ressaltar – já que muitos não sabem – que a Certidão FGTS pode ser emitida tanto pela pessoa física (CPF) como também pela pessoa jurídica (CNPJ).

Não deixe de conferir o Calendário FGTS 2024 para saber quais as datas de pagamento do seu benefício.


Como Tirar a CRF/ CND FGTS

Pois bem diante de tantas siglas assim pode acabar parecendo algo bastante difícil, mas na verdade não é. E foi pensando justamente em uma questão como essa que este artigo acabou nascendo.

Bom para fazer a retirada ou emissão da certidão FGTS 2024 você pode utilizar a internet para facilitar e agilizar todo o processo – isso é claro, considerando o fato de que a situação de sua empresa está totalmente regularizada -. Para isso é só fazer o seguinte:

  • Acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal clicando neste link
  • Assim que a página carregar clique sobre o menu “Benefícios e Programas” que você encontra na parte superior de opções do site
  • Em seguida, clique em “FGTS”
  • Agora você deve selecionar a opção “Serviços para o empregador” que se encontra na parte inferior da sua tela
  • Procure pela opção “Consulta CRF” e selecione “Consulte a situação do empregador”
  • Agora você deve digitar o CNPJ da empresa que deseja emitir o certificado
  • Digite o código de verificação
  • Deixe o campo “Unidade Federal (UF)” em branco
  • Clique em “Certificado de regularidade do FGTS”
  • Agora clique em “Visualizar”.
Como Tirar a CRF

Como Tirar a CRF

O certificado é exibido na tela. Caso deseja poderá contar com uma cópia física do documento. É só clicar no botão “Imprimir” localizado na página superior da sua tela.


Consulta Certidão FGTS 2024

Para consultar a certidão FGTS 2024 você precisa acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que esta consulta pode ser feita tanto por funcionários empregados como também trabalhadores que já foram dispensados dos seus postos.

Para consultar o CND FGTS você deve realizar o seguinte procedimento abaixo:

  • Acesse o site da Caixa clicando neste link
  • Aguarde a tela carregar e depois informe o número da inscrição da sua empresa (CNPJ ou CEI)
  • Digite o código de verificação
  • Deixe em branco o campo UF
  • Em seguida, clique em “Consultar”.

Agora é só verificar as informações. E atenção: se você for fazer a consulta através do CNPJ vai precisar informar o UF do estabelecimento, certo?

Outro detalhe importante é que pode acontecer de você não conseguir tirar o documento pelo site da Caixa. Se isso acontecer e você não conseguir obter o seu CND ou CRF diretamente no site da instituição bancária você deverá se dirigir pessoalmente a uma agência do INSS para fazer a solicitação do documento.

Espero que este artigo tenha te auxiliado, mas caso ainda tenha dúvidas aproveite e faça suas perguntas pelos comentários abaixo.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply