Coleta Web: Funções, Informações, Como Usar

Quem é empreendedor e nunca ouviu falar a respeito do Coleta Web precisa ficar bastante atento ao artigo que eu resolvi escrever hoje para o blog, pois este tema é importantíssimo e serve de grande valia para os seus negócios. Então se quer saber mais como funciona o Coleta Web é só continuar comigo durante os próximos parágrafos.

Coleta Web
Coleta Web

O que é Coleta Web

O Coleta Web é o nome mais conhecido do termo “Coleta Nacional”. Na verdade, trata-se de uma plataforma digital que foi criada pela Receita Federal e voltada exclusivamente aos empreendedores com diversos serviços online.

É uma ferramenta importantíssima que auxilia todos eles para que se mantenham em dia com as obrigações legais. Só para se ter ideia, através do Conecta Web você consegue solicitar os documentos ligados ao seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), em especial, para a coleta de dados e possíveis alterações.

Então se você é um empreendedor preocupado e procura sempre manter as informações que diz respeito a sua empresa de forma atualizada não pode deixar de conhecer essa funcionalidade, pois existem várias funções que são disponibilizadas na plataforma com o intuito de oferecer uma melhor experiência e agilidade nas tarefas corriqueiras.

Sistema da Receita Federal
Sistema da Receita Federal

Vale lembrar que por se tratar de um aplicativo novo que agrega várias funções às vezes pode ocorrer que surjam alguns problemas, mas eles são passíveis de reparação e os desenvolvedores que trabalham junto ao governo sempre estão realizando seus estudos e trazendo novidades com atualizações. Por ora, os recursos disponibilizados no Coleta Web facilitam a vida do empreendedor.

VEJA TAMBÉM:

Principais Funções

Um detalhe que é pouco mencionado e eu não posso deixar de falar logo de início neste tópico é que o Coleta Web possui integração direta com as prefeituras municipais e com as juntas comerciais de todo o território nacional.

E isso é uma boa notícia, pois todos os empreendedores que já se inscreveram ou vão se inscrever no CNPJ – e o mesmo vale para o produtor rural – precisam fazer o uso da Coleta Nacional para realizar as atividades relacionadas ao preenchimento de solicitações de inscrição, alteração ou mesmo baixa dos dados cadastrais.

Dessa forma através do Coleta Web você encontra as seguintes funções:

  • Processo de inscrição no CNPJ e abertura de empresa
  • Acompanhamento de licenças de uma empresa
  • Habilidade de dar baixa na empresa quando ela tem as suas funções encerradas.

Como Utilizar o Coleta Web

Se você tem a documentação da empresa totalmente regularizada poderá utilizar através do seu CNPJ o Coleta Web para fazer o acesso ao aplicativo. Para isso é só fazer o seguinte procedimento abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal através deste link para ter acesso direto ao Coletor Nacional;
  • Se você deseja adquirir um CNPJ para abrir uma empresa clique na opção “Nova alteração”. Nela informe todos os dados solicitados;
  • Em caso de solicitações que já foram feitas você deve clicar na opção seguinte “Recuperar solicitação”, informar o “Recibo da solicitação” e o “Número da identificação”;
  • Agora se você deseja verificar se o seu estado já está habilitado deverá clicar na opção correspondente e informar o “Protocolo de viabilidade”.
Como Utilizar o Coleta Web
Como Utilizar o Coleta Web

E tem outro detalhe importantíssimo. Falei que o Coleta Web é um aplicativo da Receita Federal, não é mesmo? Pois bem, quando se pensa em aplicativo logo se imagina que é preciso fazer o download para o seu celular, mas saiba que não há necessidade disso porque você pode utilizá-lo diretamente no seu computador sem baixar nada. É só fazer o acesso através da transmissão de dados.

Consulta Coleta Nacional

Se você deseja realizar uma consulta diretamente no Coleta Web é só seguir as orientações abaixo:

  • Acesse a Coleta Nacional clicando diretamente neste link;
  • No menu do site, clique em “Consultas”;
  • Em seguida é só clicar sobre o tipo de consulta que deseja realizar.
Consulta Coleta Nacional
Consulta Coleta Nacional

CNPJ Coleta Web

Um dos maiores benefícios do Coleta Web é a obtenção do CNPJ de forma simples.

  • Para isso é só clicar neste link para fazer o seu cadastro.
  • Informe todos os dados citados pelo sistema.

Como você viu é bem simples e fácil manusear o sistema, mas se tiver alguma dúvida é só utilizar o campo dos comentários abaixo e enviar a sua pergunta, certo?

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply