Como Calcular Hora Extra 2024

Para saber Como Calcular Hora Extra 2024, é preciso saber um pouco mais sobre as leis trabalhistas. É ela que organiza hora trabalhada diária e mensal, horas extras, direitos trabalhistas, benefícios do trabalhador e muito mais. A lei trabalhista diz que o trabalhador pode trabalhar ao máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais. No entanto, a empresa pode precisar de serviços extras do trabalhador, pagando a mais por estes serviços extras trabalhados. Por isso é importante o trabalhador saber com detalhes de Como Calcular Hora Extra 2024 agora mesmo!

Como Calcular Hora Extra

Como Calcular Hora Extra


Como Calcular Hora Extra 2024

A hora extra é algo que pode ajudar muito os trabalhadores, já que ele pode fazer algumas horas extras por mês conseguindo assim um complemento na renda. Sabemos que os gastos mensais são grandes (com educação, saúde, entretenimento, alimentação etc) e as horas extras pode ajudar e muito a renda familiar do trabalhador.

Para saber Como Calcular Hora Extra 2024, o trabalhador precisa saber a sua hora trabalhada, pegando o seu salário e dividindo pela quantidade de dias trabalhados no mês. Depois dividindo o valor diário pelas horas trabalhadas por dia.

Sabendo o valor da sua hora, ele deverá:

  • Acrescentar pelo o menos 50% sobre o valor se horas extras feitas de segunda a sexta e;
  • 100% nas horas extras feitas em domingos e feriados, dias considerados mais importantes para o descanso e repouso do trabalhador.

VEJA TAMBÉM:


Valor da Hora Extra

É fácil calcular o valor da hora extra fazendo o cálculo com o exemplo que vamos dar logo a seguir. É necessário que o trabalhador saiba que o máximo de horas extras por dia que se pode fazer é de 2 horas extras diárias.

Essa é uma forma de limitar o abuso da empresa sobre o trabalhador, que precisa ter o seu tempo de descanso e tempo com a família para o seu bem-estar social, psicológico e emocional. Veja aqui como entender sobre Como Calcular Hora Extra 2024:

  • Divida o seu salário pela quantidade de dias trabalhados por mês;
  • Divida este último valor descoberto pela quantidade de horas trabalhadas por dia;
  • Com esse cálculo, você descobre o valor da sua hora trabalhada;
  • Fazendo hora extra, pegue o valor da sua hora trabalhada e acrescente 50% deste valor. Isto é o que você vai receber fazendo horas extras de segunda a sexta;
  • Se for domingos e feriados, deve-se acrescentar 100% do valor.

Cálculo de Hora Extra no Excel

É possível encontrar na internet algumas planilhas feitas no Excel com a fórmula já inserida para que você coloque o valor do seu salário e ele já calcula automaticamente a sua hora trabalhada e o valor da sua hora extra.

Essa é uma forma de facilitar o cálculo para o trabalhador. Já que ele pode confundir os cálculos e acabar recebendo um valor errado no final do mês.

Veja também:


Hora Extra Noturna 2024

A hora extra noturna tem o mesmo valor para as horas extras de outros horários. A hora extra noturna é aquela que acontece entre 10 horas da noite às 5 horas da manhã do dia seguinte. Se o trabalhador fizer hora extra neste período, deve acrescentar os mesmos 50% em seu valor hora trabalhado. Se domingos e feriados, acrescenta-se 100%.

Não se deve confundir hora extra noturna com adicional noturno, que é um acréscimo de 20% no salário para trabalhadores que trabalham no horário noturno de 10h da noite às 5h da manhã do dia seguinte.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply