SICALC

O “Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal” ou simplesmente SICALC é um modelo de programa que realiza o cálculo e a impressão do documento de arrecadação da Receita Federal. E, por isso mesmo, o SICALC Web é bastante importante.

SICALC Web
SICALC Web

Mas existem muitas pessoas que possuem dúvidas a respeito do seu funcionamento. E por mais que o nome possa soar um pouco estranho fique tranquilo que é bem simples de utilizar esse programa, que foi criado pela Receita Federal com o objetivo de facilitar a rotina do empreendedor brasileiro. Então se você quer saber todos os detalhes é só continuar comigo neste post.

Programa SICALC

O programa SICALC é disponibilizado gratuitamente para download diretamente no site da Receita Federal, onde você pode encontrar todas as informações que dizem respeito sobre a instalação do programa na sua máquina.

Vale lembrar que o programa precisa ser atualizado todos os meses devido a atualização da taxa SELIC, que geralmente ocorre até o segundo dia útil. Assim você só pode utilizar o programa após essa atualização.

Dessa forma, se você possui uma empresa conseguirá manter suas contas em dia de forma mais simples e fácil, mas caso você possua alguma pendência financeira também consegue resolver de forma facilitada através do SICALC Web pessoa jurídica.

Programa SICALC
Programa SICALC

O mais interessante é que o programa agrada a todos que começam a conhecê-lo e utilizá-lo, uma vez que você simplesmente não precisa fazer cálculos difíceis e nem perder o seu valioso tempo.

É só fazer o download para acessar a calculadora e assim utilizar facilmente o programa. Lembrando somente de atualizá-lo mensalmente.

CONFIRA TAMBÉM:

SICALC Web

Existem duas versões do programa:  

  • O SICALC AA (SICALC Auto Atendimento) e;
  • O SICALC Web.

O primeiro, precisa ser instalado diretamente no seu computador e pode ser utilizado offline. Já o segundo só poderá ser utilizado através de uma conexão à internet.

Atenção: o SICALC AA precisa ser atualizado mensalmente, ou seja, você deverá desinstalar e instalar a nova versão do programa para poder utilizá-lo plenamente.

E outro detalhe importante caso seja sua dúvida: Nem o SICALC AA e nem o SICALC Web emitem o DARF do Imposto de Renda sobre os empregados domésticos. Caso precise do DARF para esta questão deverá fazer o preenchimento do documento a mão, certo?

Download SICALC

Para baixar o programa gratuitamente é só acessar o site da Receita Federal. O procedimento para o download é o seguinte:

  • Baixe gratuitamente o programa SICALC disponibilizado no site da Receita clicando neste link;
  • Clique duas vezes no arquivo que for baixado e, depois, em “Executar”;
  • Siga as demais orientações que são apresentadas pelo próprio instalador;
  • Em seguida, é só abrir e utilizar o programa.
Download SICALC
Download SICALC

Atualizar SICALC

Como já mencionei e não custa lembrar todos os meses você precisará atualizar o SICALC, uma vez que a Taxa SELIC sofre uma atualização geralmente no primeiro dia útil do mês. Para realizar a atualização você deve:

  • Desinstalar o SICALC instalado no seu computador;
  • Instalar a nova versão do SILCAC;
  • Depois, é só executar o programa para utilizá-lo normalmente.

De acordo com a Receita, se você tiver alguma dificuldade que diz respeito a visualização da versão mais recente do programa é só fazer a exclusão dos arquivos temporários e limpar o histórico de páginas visitadas na internet através do seu navegador.

Como Desinstalar o SICALC

Para desinstalar o SICALC na sua máquina é muito simples. Basta fazer o seguinte:

  • Procure na área de trabalho do seu computador o ícone “Desinstalar” que foi baixado junto com o programa;
  • Confirme a exclusão;
  • Aguarde a desinstalação ser finalizada pelo computador.
Como Desinstalar
Como Desinstalar

Pronto. Agora é só baixar a nova versão do SICALC em sua máquina.

Para ter maior sucesso na instalação do programa em seu computador é sempre indicado verificar qual é o modelo operacional que você utiliza para se certificar a respeito da compatibilidade com o programa da Receita Federal.

Caso não tenha observado esse detalhe basta conferir neste link o “Sicalc Auto Atendimento em Modo de Compatibilidade”, que nada mais é do que um documento que apresenta todas as informações sobre o assunto.

Então, viu como o SICALC não é tão complicado como parecia? Espero que este conteúdo tenha te auxiliado. Compartilhe-o para chegar a mais pessoas.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply