Salário Maternidade Rural 2024

Após muitos anos de contribuição ao INSS, o trabalhador tem direito a diversos benefícios como a aposentadoria, a pensão, auxílios, dentre outros direitos. Vale a pena ressaltar que a trabalhadora rural também tem o direito de receber auxílios, como é o caso do Salário Maternidade Rural 2024. A trabalhadora rural é aquela que está na roça, tem a sua pequena agricultura familiar e que dependem da sua propriedade para sua sobrevivência. Ela também tem direito de receber o Salário Maternidade Rural quando dá à luz ao seu bebê, recebendo por 120 dias uma remuneração do INSS para cuidar do seu filho neste prazo.

Salário Maternidade Rural 2021

Salário Maternidade Rural 2024

Salário Maternidade Rural: Idade Mínima

Para obter o direito de receber o Salário Maternidade Rural 2024, a trabalhadora deverá ter no mínimo 16 anos e 2 meses completos. Antes dessa idade, infelizmente o INSS não paga benefício neste caso para as mulheres grávidas e mães.


Quantas Parcelas

A mulher rural que está grávida, já pode ir separando os documentos para dar entrada ao seu Salário Maternidade Rural 2024 caso ela tenha:

  • No mínimo 16 anos e 2 meses no momento do nascimento do seu filho.
  • Outra questão importante é que a trabalhadora pode pedir o seu benefício de licença de Maternidade Rural até 5 anos depois do nascimento do seu filho.
  • No entanto a mulher que começou a trabalhar no ambiente rural após o parto, não terá direito a este benefício. Já que o tempo de carência para receber o benefício é de no mínimo 10 meses antes do nascimento do filho.
Quando pedir o Salário Maternidade

Quando pedir o Salário Maternidade

Entre outros benefícios pagos pelo INSS, você pode solicitar:


Consulta

A mulher trabalhadora Rural deve dar entrada no seu benefício – caso realmente tenha direito a este benefício – pela:

Primeiramente a trabalhadora rural fará o seu pedido online ou à distância pela internet ou telefone. Depois, em um segundo momento, o INSS irá convocar a mulher para levar todos os documentos que comprovam o seu direito em uma agência do órgão mais próxima.


Valor Salário Maternidade Rural 2024

No ano de 2021, em que o salário mínimo está em R$ 1.045 reais mensais, a trabalhadora rural receberá este valor durante 120 dias mais um proporcional referente ao décimo terceiro salário, dando um total de R$ 4324,64.


Documentos para Requerer Salário Maternidade Rural

Primeiramente a mulher trabalhadora rural irá fazer o seu agendamento de pedido de Salário Maternidade Rural 2024 pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS.

Depois deverá ir até a uma agência do INSS para levar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Identidade, carteira de trabalho ou outro documento oficial com foto;
  • Certidão de Nascimento do filho;
  • Documentos que comprovam a atividade rural.

Acompanhar Pedido

Depois de levar os documentos em uma agência INSS pessoalmente, você pode acompanhar o seu pedido de Salário Maternidade Rural pelo site oficial do Meu INSS, que é o:

  • https://meu.inss.gov.br/central/#/;
  • Acesse com seu login ou senha;
  • Caso ainda não tenha acesso, cadastre-se no site na opção “Entrar” e depois clicar em fazer o seu cadastro;
  • Escolha a opção de “resultado de requerimento”.
Acompanhar pedido salário maternidade rural

Acompanhar pedido salário maternidade rural

É necessário inserir alguns de seus dados pessoais e outras informações do atendimento que foi feito na agência do INSS presencialmente.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply